Foto: Divulgação-Alexandre Fortes. Beatriz Leal, finalista do prêmio Jabuti.
Na categoria Romance, a jornalista e escritora Beatriz Leal concorre ao maior prêmio da literatura brasileira
Andressa Nunes>> Revista D! Rolê
O livro Mulheres que Mordem, da jornalista e escritora Beatriz Leal foi indicado ao 58º prêmio Jabuti. A paulista apaixonada por literatura, 30 anos, veio para Brasília ainda aos 18 anos, onde se formou em Jornalismo e começou a dar seus primeiros passos na profissão.
Além de produzir o Romance Mulheres que Mordem, Beatriz participou da produção dos documentários ''1958'' sobre a construção de Brasília, ''Arena das Paixões Humanas,'' sobre futebol e arte e ''Dê-me Abrigo,'' sobre o último show da banda Legião Urbana em Brasília. Beatriz fez também participação na exposição ''A cara de Brasília''.
O Romance de ficção, Mulheres Que Mordem, é o primeiro livro escrito por Beatriz e foi publicado em 2015, pela editora Imã Editorial. O mesmo conta as histórias de Laura, Elena, Rosa e Clara: mulheres que viveram a ditadura da Argentina de diferentes formas, dos anos 1970 a 2006. Filhas, mães, esposas, avós: de cada lado da história, todas são guerreiras até os dentes e, em Mulheres Que Mordem, têm suas vidas contadas por diferentes vozes.
''Ainda não consigo acreditar, de maneira nenhuma. Quando abri o link da notícia, achei que era tipo meus amigos forjando uma notícia falsa. Inscrevi-me para fazer o livro chegar às mãos dos grandes curadores de literatura brasileira, jamais imaginei que pudesse chegar aonde chegou. Já me sinto premiada, independentemente do resultado'', diz Beatriz Leal, sobre a surpresa de ser finalista do prêmio Jabuti.
A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá em São Paulo, no dia 24 de novembro. Os primeiros colocados receberão o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil; os vencedores dos segundos e terceiros lugares ganharão o troféu. Ao todo, são 27 categorias de premiação, que somaram mais 2,4 mil inscritos. Na categoria Romance, Beatriz concorre com outros nove indicados, entre eles estão Marcelo Paiva, Marcelo Maluf e também Julián Funks.
A obra Mulheres Que Mordem está disponível para venda em: Amazon.