Agências bancárias de todo o estado aderem à greve (Foto: Divulgação/Seeb-GO)
Segundo sindicato, número de agências paralisadas deve passar de 85%.
Movimento se reúne na sexta-feira (9) para tentar negociação com bancos.
Goiás>> Portal G1
Os bancários de Goiás continuam em greve nesta quinta-feira (8). Por conta disto, vários serviços são prejudicados. Para não perder o prazo do pagamento das contas, os clientes podem usar os caixas eletrônicos entre outras alternativas (confira abaixo).
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás, Sérgio Luiz da Costa, a perspectiva é a de que a adesão das agências aumente no estado neste segundo dia do movimento grevista.
“A expectativa é de crescimento da greve. 85% dos bancos públicos devem estar com as agências fechadas nesta quinta. Já na rede privada a previsão é de 65%. Este percentual é um dos mais expressivos de greves dos últimos anos. Antes tínhamos que ir até as agências para convencer o pessoal, agora a adesão está sendo espontânea, tanto no interior, quanto na capital”, afirmou
Os bancários de Goiás entraram em greve na terça-feira (6), aderindo à paralisação nacional da categoria, definida na semana passada.
Em nota, a Associação de Bancos de Goiás, Tocantins e Maranhão (Asban) orienta a população que, durante o período de greve, “a população utilize meios alternativos, como casas lotéricas, caixas eletrônicos, internet, aplicativos de celular, para pagamento de carnês e contas de água, energia, telefone, entre outros”.
O sindicato pede reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.
A categoria rejeitou a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) de reajuste de 6,5% sobre os salários, a PLR e os auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil. Os sindicatos alegam que a oferta ficou abaixo da inflação projetada em 9,57% para agosto deste ano e representa perdas de 2,8% para o bolso de cada bancário.
Segundo Costa, os sindicatos participam de uma reunião com a Fenaban na sexta-feira (9), em São Paulo, para tentarem uma negociação.
ORIENTAÇÕES
Confira abaixo algumas orientações dos Procons, do Idec e da Febraban para que o consumidor não seja prejudicado durante a greve:
Greve não afasta a obrigação de pagar em dia
Para não ser cobrado de eventuais juros, o consumidor deve ficar atento aos prazos de vencimento das contas.
Use os caixas eletrônicos
Correntistas podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais. Vale lembrar que os saques noturnos são limitados a R$ 300 e que o valor para saque diurno varia dependendo da instituição. Verifique também os limites da sua conta corrente para pagamentos em caixa eletrônico.
Solicite outras opções de pagamento
É responsabilidade do fornecedor oferecer meios alternativos para que o pagamento possa ser feito. Em caso de dificuldade, entre em contato com a empresa credora e solicite outras opções para efetuar o pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas ou código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.
Fale com o SAC do seu banco
Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco e pergunte se há alguma outra agência próxima operando que possa atendê-lo. Algumas operações, como pagamentos de contas e transferências podem ser feitas, também, pelo telefone.
Documente suas solicitações
O consumidor deve documentar os pedidos de opções alternativas para quitar o débito, enviando um e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento, por exemplo, pois caso o fornecedor não disponibilize opções, poderá reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
Locais de pagamento alternativos
Algumas redes de supermercados e casas lotéricas recebem o pagamento de boletos de concessionárias de serviços públicos, como água, luz, gás e telefone.
Cuidado com golpes
Na falta de funcionários da instituição bancária, para sua segurança, nunca aceite ajuda de estranhos ao usar os caixas eletrônicos. A guarda da senha e do cartão é de responsabilidade do correntista.