Menu
O fim do mito da dieta vegetariana
Publicado em 02/10/2016 01:53
Novidades

Foto: Leandro Lopo – alimentos vegetais podem fornecer aminoácidos essenciais.

 

Os benefícios que o vegetarianismo pode causar ao corpo humano

Saúde>> Por Leandro Lopo

 

 

 

 

Mariana de Jesus Cruz, 22 anos, acredita que se pode ter uma vida saudável substituindo a carne por um outro alimento. Porém, acha que os vegetarianos saem perdendo, porque estão consumindo as mesmas proteínas, só que em outros alimentos. “Eu não tenho vontade de aderir a dieta vegetariana”, diz Mariana. Ao contrário do que pensa a Mariana, a dieta vegetariana pode causar efeitos, e efeitos positivos.

 

Um estudo realizado na Universidade de Itaúna (MG) com 30 estudantes universitários vegetarianos mostra que as dietas vegetarianas têm muitas vantagens sobre dietas onívoras, dentre elas, os baixos níveis de gordura saturada e colesterol.

 

O mesmo estudo revela que os profissionais da área da saúde têm uma preocupação em relação a ingestão proteica, já que é na a origem animal que se encontra a melhor fonte de proteína. Contudo, segundo informações da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) e do próprio estudo, retirar carnes da dieta é muito simples, somente é preciso trocar 100g de carne por uma concha de leguminosas (feijões, ervilha, lentilha e grão de bico, por exemplo). Ainda segundo a SVB, os alimentos vegetais contêm aminoácidos (derivados da proteína) essenciais, portanto, sem a precisão da suplementação de proteínas em uma mesma refeição.

 

Adepto da dieta vegetariana, Max Rocha, estilista da marca AKA Brand, conta o porquê decidiu parar de fazer o consumo da carne. Os motivos foram dois. A razão, além da não necessidade de consumir a carne, é de não concordar com essa indústria. Max relata: “não via mais a necessidade de comer carne para sobreviver ou manter uma dieta saudável”. Antes de seguir a dieta, Max explica que vivia com dores no estômago; “minha saúde melhorou muito depois que eu parei de consumir carne”. Questionado sobre a falta da carne, ele fala que não tem a mínima vontade de comer.

 

De acordo com a nutricionista Camila de Paula, fazer uma dieta vegetariana sem a consulta de um médico ou nutricionista e incoerente e não indicado, “é importante ter a recomendação de um profissional”, orienta a nutricionista.

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!