Foto: Reprodução
Política>> SAD FM
A política de Santo Antônio do Descoberto está cada dia mais surpreendente. Ontem (09) foi o último dia para os presidentes de partido apresentaram a Justiça Eleitoral as atas das convenções municipais onde foram escolhidos prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Muitas surpresas aconteceram, nomes novos surgiram, e coligações de acirrados adversários do passado foram compostas em conjunto.
Ficaram oficializados cinco candidatos a prefeito Itamar Lemes (atual prefeito), Adolpho (médico), Estela Souza (ex-mulher do atual prefeito), Francisco Valter (atual vice-prefeito), Padre Getúlio (ex-prefeito). A grande novidade é a quantidade de mulheres nas chapas majoritária, fato inédito nos 34 anos de emancipação do município.
Entenda como ficou cada coligação e o perfil dos candidatos:
PDT / PRB / PMN / PSDC
Candidato à prefeito: Itamar Lemes
Itamar é candidato à reeleição, realizou durante seu mandato obras importantes como UBS, calçadas e a reforma do Hospital Municipal, além de obras ele também carrega rejeição principalmente do funcionalismo. Itamar é empresário do ramo imobiliário e morador local.
Candidata à vice-prefeita: Polliana Gomes
Polliana é jornalista, descendente das famílias Lopes, Conde, Gomes, Rabelo tradicionais do município. Trabalhou e se formou no Distrito Federal e em 2013 veio trabalhar no município tendo sido uma das pessoas mais bem aceitas da gestão Itamar, apesar do trabalho desenvolvido sua indicação veio do partido PRB, partido conhecido como da Rede Record, ela mora na zona rural do município.
PR / SDD / PRP
Candidata à prefeita: Estela Souza
Estela é ex-esposa de Itamar, atual prefeito, trabalhou na Assistência Social enquanto foi primeira dama e foi candidata a Deputada Estadual com o apoio total de Itamar. Estela morava em Valparaíso, morou em Santo Antônio enquanto era casada com o atual prefeito e recentemente alugou casa em um bairro onde realiza reuniões.
Candidato a vice-prefeito: Mario Condes
Mario é coronel recém aposentado do Corpo de Bombeiros do DF, também é descendente de famílias tradicional como os Lopes e os Condes, porém não residia no município, adquiriu recentemente residência no Centro.
PMDB / PROS / PSC / DEM / PTC / REDE / PTN
Candidato a prefeito: Adolpho Lohrman
Adolpho Roberto Souza Von Lohrmann, médico concursado do município há aproximadamente 10 anos, é conhecido por seu atendimento aos pacientes, na internet há informações que ele já foi candidato a vereador no Estado do Pará. Apesar de atuar como médico Adolpho morava no condomínio e recentemente alugou casa no centro.
Candidato a vice-prefeito: Aleandro Caldado
Aleandro é empresário proprietário da rede Renascer, ele também esteve a frente do sindicato rural durante a gestão do atual prefeito, formado em administração de empresas é residente do município.
PSDB / PSB / PPS/ PEM / PV / PTDOB
Candidato a prefeito: Getúlio de Alencar
Padre Getúlio amarga o titulo de ser o único prefeito afastado do cargo da história do município. Mantém certa popularidade, mesmo após duas eleições ter ganhado e não ter assumido devido problemas judiciais. Getúlio mora na Asa Norte e alugou residência no Centro há alguns meses.
Candidata a vice-prefeita: Cida Machado
Cida é esposa do ex-prefeito Moacir Machado. Foi secretária de Assistência Social durante o período como primeira dama, Moacir continua inelegível, Cida conseguiu recentemente decisão favorável do Tribunal de Contas. Cida reside no município e pode levar consigo a rejeição ou votos do esposo ex-gestor.
PCDOB/ PT
Candidato a prefeito: Francisco Valter
Valter, conhecido como Valter da Guarda Mirim, foi vereador é o atual vice-prefeito e também foi candidato a deputado estadual em 2014.
Candidata a vice-prefeita: Cida Machado
Já foi candidata à vereadora pelo PCdoB e é filha da presidente do PT, Telma Castro.
Nos bastidores as decisões das chapas movimentaram os últimos dez dias da cidadã que levou a algumas mudanças. Itamar teria optado por João Campelo, que declarou desistências nas redes sociais, sua esposa é atual diretora de turismo do município. No fechar das decisões o PRB integrou a chapa de Itamar indicando a vice e o PRP a chapa do PR indicando e então pré-candidato a prefeito como vice.
Outra surpresa foi à união do Vereador Mateus a chapa de Estela. O fato suou estranho devido Mateus sempre declarar sua rejeição a candidata inclusive a chamando de forasteira e outros nomes no plenário da Câmara. Junior Pezão também surpreendeu abrindo mão de sua pré-candidatura para apoiar a chapa de Adolpho.
Mas a maior articulação ficou por conta da chapa Padre e Cida, algo jamais pensado há tempos atrás devido Moacir e Padre serem adversários, ou ex-adversários, declarados.