Menu
Presidente do STF derruba decisão que proibia o WhatsApp no Brasil
19/07/2016 18:22 em Novidades

© Foto: Reprodução

 

O aplicativo foi bloqueado há cinco horas e a determinação do ministro Ricardo Lewandowski é de que o aplicativo volte a funcionar imediatamente

Brasil>> Correio Braziliense

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu, na tarde desta terça-feira (19/7), a decisão da juíza de fiscalização Daniela Barbosa Assunção de Souza, da  2ª Vara Criminal da Comarca de Duque de Caxia, no Rio de Janeiro, para restabelecer imediatamente o serviço de mensagens do aplicativo WhatsApp.

Em nota, o STF informou que "a suspensão do serviço aparentemente viola o preceito fundamental da liberdade de expressão e comunicação".

Após ficar mais de cinco horas fora do ar, a empresa afirmou que havia entrado com recurso para derrubar o bloqueio. Em nota, ela reforçou que "não pode compartilhar informações às quais não têm acesso" e espera ver o "bloqueio suspenso assim que possível".

Esta é a quarta vez que o Whatsapp é suspenso pela Justiça brasileira em menos de um ano. O último bloqueio foi expedido pelo juiz Marcelo Montalvão, da Vara Criminal da Comarca de Lagarto, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE).

A Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal alegou que o não fornecimento de informações estava obstruindo o trabalho da polícia, que investigava suspeitos de integrar uma organização ligada ao tráfico de drogas em Lagarto, município a 75km de Aracaju.

 

Mais cedo...
Hackers tiram site do TJ-RJ do ar em protesto ao bloqueio do WhatsApp

Juíza da Vara de Execuções Penais do Rio, Daniela Barbosa Assunção de Souza, suspendeu o aplicativo em todo o Brasil por tempo indeterminado

O site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi alvo de um ataque virtual e saiu do ar na tarde desta terça-feira (19/7). O grupo de hackers Anonymous Brasil reivindicou o ato e afirmou que a ação foi em resposta ao bloqueio do WhatsApp em todo o país, decretado na manhã de hoje.

"Quem sabe, um dia, a justiça e a liberdade, irmãs siamesas, condenadas a viver separadas, voltarão a juntar-se bem de perto, costas com costas. No lugar de pólvora, bits", afirmou o grupo Anonynous na publicação.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!