Menu
Comerciários protestam contra projeto que regulariza trabalho aos domingos
16/07/2016 23:33 em Novidades

Foto: Divulgação

 

Manifestação na Comercial Norte é a primeira de uma série que o sindicato da categoria pretende promover contra projeto que regulariza a abertura do comércio aos domingos

Cidades- DF>> Correio Braziliense

 

Um movimento organizado pelo Sindicato dos Comerciários protesta, na manhã deste sábado (16), contra o projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa que regulariza o trabalho da categoria aos domingos. Cerca de 150 pessoas, de acordo com a organização do protesto, fecham as duas faixas da Avenida Comercial Norte, em Taguatinga, com um carro de som e distribuem material informativo para os comerciantes. O objetivo do protesto é informar a população a respeito do PL 988/2016. 

 
"É a primeira manifestação de uma série que faremos no decorrer da tramitação do projeto. Assim que sair da Câmara, vai para sanção do governador. Nosso objetivo é mobilizar os trabalhadores, informar quem foram os deputados que votaram contra e a favor e mostrar para a sociedade o que significa o PL", afirma a secretária-geral do Sindicato dos Comerciários, Geralda Godinho. Ela conta que a discussão sobre o trabalho nos fins de semana sofreu um retrocesso em 1998, quando a categoria perdeu o acréscimo de 100% ao trabalhar domingos e feriados. Anos depois, garantiu-se 50% e redução na jornada, além de uma série de benefícios. 
 
"Agora, o acordo coletivo foi rasgado e nossa capacidade de negociar acabou. Somos contra trabalhar no domingo e, mais que isso, trabalhar sem adicional." Quinze sindicatos estão ligados ao comércio direta ou indiretamente. e são afetados pelo PL. Durante a semana, o sindicato organiza outras manifestações nos shoppings da cidade e no Setor de Indústrias.  
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!