Menu
Enem 2016: notas já foram divulgadas
18/01/2017 10:18 em Novidades

cadernoenem Cadernos de provas do primeiro dia da segunda aplicação do Enem 2016 (Foto: Divulgação/Ari de Sá)

Com resultado, candidatos poderão disputar vagas no ensino superior público e concorrer a bolsas na rede privada.

Educação>> Portal G1

 

As notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foram divulgadas na última quarta-feira (18), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Elas seriam divulgadas na quinta (19), mas o governo resolveu antecipar o resultado.

O Inep informou que o sistema será aberto para consulta dos resultados individuais na Página do Participante, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante às 11h30. No mesmo horário, o ministro da Educação, Mendonça Filho, vai conceder entrevista sobre os resultados e sobre a consulta pública que reunirá sugestões de mudanças no exame.

Para verificar a nota do Enem, o candidato deve fazer login no site do Enem com dados pessoais e senha. Quem perdeu o código, pode resgatá-lo no botão 'esqueci minha senha.' Serão liberadas as notas de cada uma das provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação, que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil.

Uso das notas do Enem

As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As datas de inscrições para a edição do primeiro semestre de 2017 devem ser divulgadas nesta quarta. Estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do Enem realizadas em 2016 poderão concorrer a vagas pelo sistema.

Em seguida ao Sisu, o MEC abre inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo na rede privada, a partir do desempenho no Enem e da situação socioeconômica do candidato.

Com a nota do Enem, também é possível participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ainda não dá datas para abertura de inscrições em ambos os programas.

Candidatos com mais de 18 anos podem ainda usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

 

Mudanças no Enem 2017 

Nesta quarta também está prevista a abertura da consulta pública sobre a edição de 2017 do Enem. O MEC estuda maneiras de economizar na realização do próximo exame. Entre as decisões já tomadas está eliminar uma das funções do Enem: a certificação de conclusão do ensino médio.

A partir deste ano, pessoas maiores de 18 anos que não terminaram o ensino médio na idade regular deverão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Inep afirmou ao G1 que ainda não há informações sobre por quanto tempo a consulta ficará no ar, mas que uma portaria definindo as regras da consulta pública será divulgada nos próximos dias no "Diário Oficial da União".

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!