Menu
Reservatório de Santo Antônio do Descoberto chega ao pior nível
24/09/2016 03:23 em Novidades

Foto: Reprodução

Brasília>> Jornal Destak

 

O nível do reservatório de Santo Antônio do Descoberto GO, responsável pelo abastecimento de 65% da população do Distrito Federal, chegou na última quarta-feira (21) ao menor nível da história. De acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), o volume atual é de 37,71%. De abril para cá, houve a redução em aproximadamente 61% no volume do principal reservatório que abastece a capital federal.

Decreto

A chegada a esses níveis fez com que a Adasa tomasse medidas preventivas para impedir o racionamento total no Distrito Federal. A bacia do Descoberto está em estado de alerta e a de Santa Maria em "estado de atenção. Com essa situação, a Adasa já autorizou rodizíos de água nas regiões abastecidas pelos reservatórios, especialmente em áreas de produção rural, além de intensificar campanhas educativas para a economia.

Em uma resolução assinada ontem, a Adasa permitiu que a Caesb restrinja o uso da água nas cidades de São Sebastião, Jardim Botânico, Sobradinho, Planaltina e Brazlândia, que já vinham sofrendo com cortes pontuais. O bloqueio precisa ser informado aos moradores da região com antecedência mínima de 24 horas.

Pela resolução, o abastecimento será garantido a todas as unidades de sáude desses locais. No entanto, a Adasa deixou as escolas de fora por conta do baixo nível dos reservatórios.

Também visando a economia, o GDF determinou que os órgãos públicos locais reduzam em 10% o consumo de água.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!