Sete pontos para você tirar suas dúvidas sobre o saque do FGTS
10/02/2017 - 0h52 em Novidades

Foto: Reprodução

Regras para o saque do FGTS têm levantado muitas dúvidas de trabalhadores quanto ao direito ao benefício

Economia>> Correio Braziliense

 

As regras para o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) têm levantado muitas dúvidas de trabalhadores quanto ao direito ao benefício. Os telefones do serviço de atendimento da Caixa Econômica Federal não param de receber questionamentos de pessoas querendo saber se tem direito ao resgate, qual valor irá receber e quando poderá sacar o dinheiro. Abaixo, sete coisas que você precisa saber sobre o saque das contas inativas do FGTS.

O que é uma conta inativa?

Uma conta inativa é aquela de um contrato de trabalho que foi finalizado até 31 de dezembro de 2015. E, a partir de março, milhões de trabalhadores poderão sacar o saldo dessas contas.

Quem tem direito?

Os trabalhadores que estejam com as contas inativas encerradas até 31 de dezembro de 2015. Para saber se sua conta de FGTS está inativa, é importante consultar a situação e o saldo, disponíveis em vários meios pela Caixa Econômica Federal. Trabalhadores que tiveram o contrato de trabalho finazilado a partir de 1º de janeiro de 2016 não têm direito ao saque.

Onde Consultar?

Para saber se a sua conta é inativa e o valor a ser recebido, o trabalhador pode baixar o aplicativo do FGTS para Android, IPhone ou Windows Phone. É importante ficar atento se o fornecedor do aplicativo é a Caixa, pois há diversas versões não-oficiais do aplicativo, que podem estar sendo usadas para aplicar golpes. O usuário precisará preencher um cadastro e informar o PIS/PASEP para realizar a consulta.

Quando sacar?

A Caixa ainda não divulgou o cronograma de saques, mas as datas devem ser liberadas em 14 de fevereiro. Assim que as datas forem divulgadas, o trabalhador já consegue consultar o dia em que poderá sacar o dinheiro da conta inativa.

Onde sacar?

Os locais para saque serão divulgados junto com as datas, na próxima semana. As informações estarão disponíveis no site oficial do banco www.caixa.gov.br.

Quantos brasileiros têm direito ao saque?

Segundo o Ministério do Trabalho, são quase 19 milhões de contas inativas.

Qual o montante do valor?

Ainda segundo dados do Ministério do Trabalho, as 19 milhões de contas somam 41 bilhões de reais, uma média de R$ 2.157 por pessoa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!